A Música Para Os Povos Nativos no Brasil



A música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura. Presente também em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada, pois a partir dela podemos saber se estamos em uma guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta.

Os índios brasileiros utilizam, predominantemente, instrumentos de sopro ou percussão. Cada tribo possui seus instrumentos específicos. Vale ressaltar que para o indígena o próprio corpo é tido como um instrumento musical: com a batida dos pés eles dão ritmo à melodia dos instrumentos e podem até utilizar apenas o corpo para fazer música em determinados rituais.


No vídeo abaixo os índios utilizam a Uruá que é uma flauta utilizada em diversos rituais. É considerado sagrado pelos indígenas e indispensável no ritual do Kwarup, a despedida dos mortos realizada no Alto Xingu.





Fonte: Povos Indígenas do Brasil.

Clube da Música - Daniel Imenes & Cia.: a escola de música no Recreio, RJ.

Posts Em Destaque
Posts Recentes