'Música do Discurso' ligada à área do cérebro exclusiva dos humanos


Nós, seres humanos, somos os únicos primatas que podem controlar de maneira flexível o tom de nossas vozes. Esse controle melódico não é importante apenas para nossas habilidades de canto: o tom flutuante também transmite informações críticas durante a fala - incluindo o humor do falante, palavras de ênfase ou se uma sentença é uma afirmação ou uma pergunta. Algumas línguas tonais, como o chinês mandarim, até usam o tom para dar significados diferentes a palavras de outra forma idênticas.

Agora, uma nova pesquisa feita por cientistas da UC San Francisco revela que área do cérebro humano controla as pregas vocais da laringe, ou caixa de voz, para nos permitir controlar o tom do nosso discurso. Os insights sobre controle de piche poderiam abrir o caminho para próteses avançadas do cérebro que poderiam permitir que pessoas que não falam pudessem se expressar de uma maneira naturalista.

O estudo, publicado em 28 de junho de 2018, em Cell, foi conduzido por Benjamin Dichter, Ph.D., pesquisador de pós-doutorado no laboratório do autor sênior Edward F. Chang, MD, professor de cirurgia neurológica e membro do Instituto UCSF Weill. para neurociências. Eles foram acompanhados por Jonathan D. Breshears, MD, e Matthew K. Leonard, Ph.D., também da UCSF.

O laboratório de Chang mostrou recentemente como uma parte do cérebro controla os músculos do lábio, da língua e da garganta para produzir as combinações fluidas de vogais e consoantes que compõem os principais sons fonéticos da fala. Seu novo estudo mostra que uma região diferente do cérebro governa independentemente a "música" da fala.

Quando você empurra o ar através da laringe, você pode controlar a rapidez com que suas cordas vocais vibram com base na tensão que você coloca sobre elas. Assim como apertar uma corda de violão, aumentar a tensão nessas dobras, flexionando os músculos da laringe, faz com que elas vibrem mais rápido, e resulta em som ou fala com um tom diferente. Mas apenas algumas espécies são capazes de aprender a controlar com flexibilidade o pitch vocal. "O controle da laringe é um passo fundamental na evolução da linguagem falada", disse Dichter.

Mas, para entender como o cérebro controla a laringe durante a fala, os pesquisadores precisam entender o que está acontecendo no cérebro em tempo real enquanto as pessoas falam. Entender como falamos vai muito além de apenas saber onde as funções de fala estão localizadas no cérebro. Mais importante ainda é entender como as células cerebrais realmente codificam os sinais de comando para os músculos da boca e da garganta que tornam a fala possível.

Fonte: medicalxpress.com

Clube da Música - Daniel Imenes & Cia.: Escola de Música no Recreio, RJ.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Médicos Sem Fronteiras

© 2017 - 2020. By Dani Cezar

#escolademusicaonline | Recreio dos Bandeirantes/RJ

(021) 99850-9872                (021) 4106-1977