Música e Consciência


Segundo Stewart (1987), a música é uma força poderosa, capaz de alterar nossa percepção e nossa cognição.

Guimarães (2004), afirma que Música é Arte e Ciência simultaneamente.


Como ciência ela demanda um saber e um domínio técnico, tanto para o compositor quanto para o executante (intérprete). A música é um fenômeno acústico (estudado pelos físicos); é uma técnica ministrada nas escolas especializadas (do nível básico ao universitário) (GUIMARÃES, 2004, p. 04).

O autor ainda sugere que a música atua como um elemento metafísico atuando diretamente nos sentimentos (GUIMARÃES, 2004).

Stewart (1987) ainda diz que o poder modificador da música pode parecer emocional, intelectual, espiritual ou sexual, simplesmente porque a música age como um veículo para modos de percepção e conhecimento que simultaneamente transcendem e sustentam nossos padrões ou, mais raramente, rompê-los e demoli-los.

Scardua e Souza Filho (2010) estudaram a relação da música como elemento para a representação social de grupos. Segundo esses autores baseados nos estudos de Jodelet (1986), afirmam que há três momentos importantes dentro do fenômeno da representação social: a significação conferida ao objeto representado e como essa representação é utilizada para se representar e se interpretar o mundo social, além de como se opera a integração do objeto, ou seja, a internalização do objeto (esse objeto sendo tomado como seu).

Os conceitos de interpretar e internalizar associam-se aos estudos de Adorno (1997) sobre a música e a linguagem e a linguagem da música, em que o autor aponta similaridades entre o processo de ouvir e interpretar a música em relação ao ambiente e comportamento, assim como no processo de se aprender a língua falada.

Estes estudos portanto, apontam uma direção para que se estude de forma mais pontual a relação da música e da consciência e de como a primeira afeta esta última.


Fonte: Publikador.com

Clube da Música - Daniel Imenes & Cia.: Escola de Música no Recreio, RJ.

Posts Em Destaque
Posts Recentes