O Metrônomo

O metrônomo é um aparelho que através de pulsos (sonoros) de duração regular, indica um andamento musical. Ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. Os compositores incluem marcações de metrônomo no início e no fim da partitura. Uma vez que alterações no tempo e no andamento podem ocorrer durante uma peça, é necessário estar atento a ambos para que erros de execução sejam evitados e a velocidade indicada para a peça seja tocada de maneira efetiva.

O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante cujas oscilações, reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso.

Há também metrônomos eletrônicos, em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

O metrônomo foi inventado por Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812. Johann Mälzel copiou muitas das ideias de Winkel e recebeu a patente pelo metrônomo portátil em 1816. Ludwig Van Beethoven foi o primeiro compositor a indicar marcas de metrônomo nas suas partitura em 1817.



Fonte: Wikipédia

Clube da Música - Daniel Imenes & Cia.: Escola de Música no Recreio, RJ.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square