O Hino Nacional Brasileiro
O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil e tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865).
A letra e o ritmo sofreram algumas alterações ao longo da história, e teve sua primeira gravação em disco efetuada em 1917.
A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino.
É importante ressaltar que a canção que representa uma nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo.
Durante a execução do Hino Nacional é preciso ter uma atitude de respeito, afinal ele é um dos maiores símbolos de um país. Está escrito na Lei 5 700 de 1º de setembro de 1971 que a apresentação dos símbolos do país – a bandeira, as armas nacionais e o hino – exigem “atitude respeitosa” dos cidadãos.
Vocabulário: Plácidas: calmas, tranqüilas Ipiranga: Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 Brado: Grito Retumbante: som que se espalha com barulho Fúlgido: que brilha, cintilante Penhor: garantia Idolatrada: Cultuada, amada Vívido: intenso Formoso: lindo, belo Límpido: puro, que não está poluído Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul Resplandece: que brilha, iluminidada Impávido: corajoso Colosso: grande Espelha: reflete Gentil: Generoso, acolhedor Fulguras: Brilhas, desponta com importância Florão: flor de ouro Garrida: Florida, enfeitada com flores Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo Lábaro: bandeira Ostentas: Mostras com orgulho Flâmula: Bandeira Clava: arma primitiva de guerra, tacape
Fonte: Wikipédia
Clube da Música - Daniel Imenes & Cia.: Escola de Música no Recreio, RJ.